Certificadas Nacionais
Vaca Maronesa
Considerada uma das mais suculentas carnes na gastronomia nortenha – quer seja de vaca ou vitelo –, a carne Maronesa é proveniente de uma raça autóctone criada nas zonas montanhosas das serras do Alvão e Marão, de onde provém o seu nome oficial, e com um modo de produção diferenciado e amigo do ambiente, já que a alimentação é constituída essencialmente por pastos naturais característicos da região.
A Origem
As referências mais antigas à Raça Maronesa datam de 1835 e situam estes animais nas ‘Abas do Marão’, sendo definidos, essencialmente,
como uma raça de montanha, primitiva, natural, e rústica. De resto, o estado de pureza que caracteriza esta raça prende-se precisamente com o facto de a sua zona de origem ser uma das mais inóspitas do país, onde seria difícil criar outro tipo de animais.
Nesta raça tem então origem a carne maronesa, cuja excelência é resultado de um genótipo que a natureza selecionou ao longo de milénios e da perfeita associação entre a tradição e o saber-fazer das gentes transmontanas, sendo caracterizada pelas suas particularidades sensoriais, nutritivas e higieno-sanitárias de elevada qualidade.
Sabia que
As vacas de raça maronesa são as mais próximas do auroque, um antepassado já extinto e uma das figuras que ficaram imortalizadas nas gravuras rupestres de Foz Côa?
Zona de produção
Este produto resulta do genitivo característico do bovino maronês, do seu solar e das estruturas peculiares de produção utilizadas, muito interessantes do ponto de vista ecológico.
Atualmente, o solar do maronês corresponde a toda a região serrana do Marão e Alvão, estende-se pelos concelhos transmontanos e durienses de Alijó, Mondim de Basto, Murça, Ribeira de Pena, Vila Pouca de Aguiar e Vila Real, e, ainda, parte dos concelhos de Boticas, Chaves, Montalegre, Valpaços, Amarante, Cabeceiras e Celorico de Basto.
CARACTERÍSTICAS DA CARNE
Na Vitela: cor rosa, com alguma gordura uniformemente distribuída e de cor branca, no novilho, com cor vermelha clara com moderada gordura intramuscular de cor marfim e músculo de grão finíssimo, com consistência firme e ligeiramente húmido;
Na Vaca: cor vermelha escura, com forte gordura intramuscular de cor marfim e músculo com consistência firme e húmido.
TIPOS DE CORTE
-
Posta (Pojadouro,alcatra,rabadilha)
-
Rodião( aba c/osso )
-
Costeleta
Para mais informações sobre estes produtos, entre em contacto connosco via e-mail para geral@ncgourmet.pt ou ligue-nos através do tlf. 263 853 028.