Considerada única no mundo, pelas suas próprias características morfológicas e pelas condições naturais da sua criação, o porco preto de raça alentejana possui uma carne mais suculenta, mais saborosa e com um aroma mais intenso, tornando qualquer produto dela derivado numa apetecível refeição e com um elevado grau de satisfação.
O Porco Preto Alentejano nasce e cresce num habitat excecional, o montado, pelo que adota uma alimentação que consiste num regime extensivo de pastoreio nos campos, em montado de azinheiras e sobreiros, e daí é sem dúvida a matéria-prima insubstituível para conseguir as melhores carnes. Pasta em total liberdade durante 18 a 24
meses, percorrendo 2 a 3 ha por dia na busca de alimentos à base de produtos naturais, com destaque para a bolota, o que dá origem a uma carne com uma grande percentagem de ácido oleico, considerado o melhor tipo de gordura, tal como o azeite, enquadrando-se por isso no perfil da dieta mediterrânica.
Nesse sentido, e de acordo com alguns médicos nutricionistas, a carne de porco preto alentejano pode exercer um papel protetor para a saúde, na medida em que as suas proteínas são equilibradas e de alto valor biológico, contendo todos os aminoácidos essenciais, na proporção ideal, para uma correta alimentação humana.
Sabia que
O Porco Preto vive e é criado ao ar-livre, pelo que se encontra em constante movimento, queimando mais calorias do que quaisquer outras espécies de porco?
A ORIGEM
O Porco Preto Alentejano é uma raça autóctone, com origem no Tronco Ibérico, cujo solar é a região do Alentejo. A sua constituição genética deriva do Sus mediterraneus, o javali do Sul. Fatores como os muitos anos de adaptação ao ambiente oferecido pelo bosque mediterrânico, a domesticação, cultura e hábitos alimentares dos povos do Sul da Península Ibérica, moldaram o Porco Ibérico/Alentejano que chegou aos nossos dias. Trata-se de uma raça com grande adaptabilidade, com uma capacidade adipogénica ímpar, aproveitando da melhor maneira os recursos naturais do Sul do País.
Em geral, o Porco Preto possui uma cabeça pequena, focinho saliente, pescoço curto mas musculado, e extremidades das patas finas, mas longas e bastante resistentes. A sua pele e unhas são negras, razão pela qual o Porco Preto também é conhecido como ‘Pata Negra’.
De resto, os famosos presuntos ‘Pata Negra’ ou ‘5J’, verdadeiras iguarias, muito apreciadas em todo o mundo, são feitos a partir destes porcos de montado.
ZONA DE PRODUÇÃO
O porco alentejano é uma raça autóctone portuguesa maioritariamente produzida no Alentejo, e concelhos limítrofes, em terras de montado de azinheiras e sobreiros.
Nesse sentido, as características da qualidade do porco alentejano e seus derivados advêm fundamentalmente da raça, do modo de produção e do saber fazer da transformação. Além disso, o sistema de produção mais frequente é apoiado em maneios extensivos em perfeito equilíbrio com a diversidade florestal, agrícola e pecuária das explorações, o que resulta, na sua maioria, em animais que engordam no campo, em regime de montanheira, alimentando-se exclusivamente de bolotas e erva.
CARACTERÍSTICAS DA CARNE
Carne cuja cor varia entre a cor rosa pálida e rosa escura, grão fino, muito saborosa e suculenta, com uma textura pouco fibrosa e uma gordura firme, brilhante e de coloração branca.
TIPOS DE CORTE
- Secretos
- Presas
- Plumas
- Lombinhos
- Bochechas
Para mais informações sobre estes produtos, entre em contacto connosco via e-mail para geral@ncgourmet.pt ou ligue-nos através do tlf. 263 853 028.